Visita Pascal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No Domingo de Páscoa ou no de Pascoela havia a visita do prior aos seus paroquianos. Para as crianças de outros tempos, em cuja a alimentação raro entravam os açucares, este Domingo era mais conhecido por "Dia das Amêndoas". Como tal esse dia era muito mais desejado, sendo falado antes e depois, durante muito tempo.

Chegados a cada casa, onde uma galinha jazia algures, de pés e asas atadas, destinada ao Pároco como folar, aquele benzia a entrada , aspergindo-a com água benta do hissope. Já dentro dizia: "A paz seja nesta casa!; e dava a beijar o crucifixo à família ajoelhada na Casa de Fora. Após a família se levantar, trocavam-se votos de Boas-Festas, enquanto o prior sacava de uma mão cheia de amêndoas que depositava sobre uma mesa.

Ao despedirem-se com os mesmos votos, normalmente o sacristão fazia também a sua oferta-lembrança, no que era geralmente retribuído.

Actualmente ainda existe esta tradição, embora adaptada a realidade deste século XXI. O Sr. Padre faz a visita Pascal, leva o crucifixo, um membro do Conselho Económico paroquial leva um saco, com pacotes de amêndoas e o Sacristão leva a água benta. Esta visita é no Domingo de Páscoa ou Pascoela, nos lugares anexos à paróquia, a visita será durante a semana, durante a tarde.

Na visita o Sr. Padre, entra dentro da Sala de cada família, cumprimenta e profere:" A paz seja nesta casa!", a família responde :"Amén!", e termina a oração, abençoando a sala com água benta. Seguidamente o Sr.Padre dá o Crucifixo a beijar, a todos os membros da família presentes. E o membro do Conselho económico paroquial deixa um pacote de amêndoas em cima da mesa, onde está um envelope com dinheiro para a côngrua paroquial(dinheiro que se destina a remunerar mensalmente o pároco) e há quem tenha um segundo envelope com dinheiro para o sacristão.

Praticamente todas as pessoas participam neste costume e abrem a porta ao Sr. Padre e aos que o acompanham. Preparando esta visita com uma certa antecedência, efectuando uma limpeza mais profunda às casas, caiando ou pintando muros e arranjando os jardins. Há quem no dia tenha uma mesa com petiscos, o folar da Páscoa e bom vinho para oferecer ao Sr. Padre, bem como aos que o acompanham. É ainda um dia de Festa e convívio para as famílias desta Freguesia!

 
tvdesign.org & RocketTheme