Cruzeiro na Cruz da Légua PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

images3

Situado no passeio junto à Associação de Bem Estar em Cruz Em Légua (lar), este cruzeiro, não sendo o original, foi restaurado em 8-5-1977.

Poderá marcar a distância de uma légua (cinco kilometros) até ao Castelo de Porto de Mós ou mesmo até à Sede do Concelho. Também se lhe atribui o resultado de uma vitória Lusitana. Seja qual for a interpretação correta, trata-se sempre de uma edificação histórica.

   

 
Coreto e Cruzeiro no Largo Dr. Brito Cruz PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O coreto das Pedreiras, localizado no adro junto à antiga igreja, atualmente casa do velório, foi construído por volta de 1945, por iniciativa do Padre António Ferreira e da Junta de Freguesia da época. O coreto de dois pisos, servia para as bandas filarmónicas tocarem, no piso superior, durante o arraial das festas, enquanto na parte de baixo, os rapazes e as raparigas faziam a quermesse, onde vendiam rifas para que saíssem as prendas que haviam sido oferecidas, em benefício da festa.

O cruzeiro das Pedreiras encontrar-se no largo do coreto, da casa de velório e do cemitério, sendo construído em 1940 para comemorar os trezentos anos da Restauração da Independência.  

Cloreto e cruzeiro

 
Painel de Azulejos na Cruz da Légua PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Painel de azulejos da Cruz da Légua retrata os ofícios característicos desta região. Como o trabalho na agricultura, o trabalhar o barro nas olarias e cerâmicas de construção, assim como o trabalhar a pedra.

ajuleijo

 
Moinho de Vento no Cabeço Tenhoso PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Atualmente inativo, apesar de estar pronto a trabalhar, o Moinho do Cabeço das Pedreiras tem sofridos várias obras de restauro, assim como a zona envolvente, como é o caso da Casa da Mula, uma pequena construção que servia de apoio ao moinho no seu tempo de produção.

Situado no meio de uma encosta da Serra D´Aire, o moinho de vento insere-se num pequeno complexo lúdico. Na zona circundante encontra-se um recreio com várias mesas de pedra do moinho, um circuito de manutenção e um parque de caravanismo e campismo.

alt

 
Outros pequenos monumentos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Freguesia tem ainda três pequenos monumentos arquitetónicos, situados no Largo Heróis do Ultramar, que foram esculpidos por canteiros da Freguesia em homenagem aos três jovens da Freguesia falecidos em África durante a guerra colonial.

 

Os vários Fontenários abastecidos pelas nascentes naturais na Freguesia, de Brinhós, Vinhas Velhas, Casal da Luisa, Mina e Malpica.

 

Os antigos Lavadouros nas Pedreiras e na Tremoceira (a recuperar), abastecidos pelas nascentes da Mina e do Agueiro.

 

 

 

 

 

 

 


tvdesign.org & RocketTheme