Património Ambiental PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Na freguesia das Pedreiras foram encontrados vestígios da presença do mar, aquando da extração de areias, há alguns anos atrás, numa pequena gruta formada pelas escavações. Entre os vários resquícios encontrados destacam-se os fósseis de animais e vegetais marinhos que comprovam a veracidade da presença do mar em tempos longínquos.

Segundo Francisco Furriel, no livro Da Pré-história à Atualidade – Monografia de Porto de Mós, a Gruta do Areeiro “é curiosa pelo gigantesco teto de calcário, coberto de excrescências calcíticas e algumas estalactites e uma extensa base de areia fina e movediça, como a de qualquer praia atual à beira do Oceano.”areeiro

Para além da importância paleontológica, este lugar detém também uma importante beleza paisagística concretizada pela vista que dali se pode apreciar.

Junto ao local existe, ainda, um edifício, a recuperar, que foi mandado construir em 1978 por um grupo de amigos caçadores. A casa era um lugar destinado ao convívio e ao prazer da gastronomia, sendo composta por uma sala de jantar e uma cozinha francamente equipada. Com o passar dos anos a casa veio sendo menos utilizada, tendo sido vandalizada.

A Nascente da Freguesia, temos a Serra dos Candeeiros, com os seus vales: Vale da Malhada, Vale Travelho e Vale da Mós.

Por toda a Freguesia existem carvalhos centenários, como os do Largo Dr. Brito Cruz.

Na Cruz da Légua junta da Capela temos um grande e belo sobreiro.Sobreiro Junto à Capela da Cruz da Légua1

 

 

A ETAR DE PEDREIRAS

A Etar, construida em Pedreiras no Concelho de Porto de Mós, foi projetada para satisfazer as necessidades de tratamento de parte dos efluentes deste Concelho. Encontra-se em funcionamento desde 2005, está dimensionada para servir 6.087 hab.-eq., tendo a capacidade do tratamento diário de 1.401 m3.    

alt

 

 

 


tvdesign.org & RocketTheme