Ação Social e Bem Estar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Associação de Bem Estar em Cruz da Légua

A Associação iniciou a atividade em 11 de Outubro de 1985.

Desenvolve três respostas sociais: Lar de Idosos (59 utentes), Centro de Dia (15 utentes) e Apoio Domiciliário (56 utentes). Criou recentemente o serviço de cantina social que permite dar apoio a famílias carenciadas num total de 50 refeições diárias.

A instituição colabora ainda com a Segurança Social no atendimento/acompanhamento social do concelho, através de uma técnica de serviço social.

Ao longo dos anos as diversas direcções, com um controlo constante de custos, tem vindo a aumentar e a modernizar as suas instalações, a fim de prestar uma melhor qualidade de vida aos seus utentes.

LAr

.

Grupo Sócio-Caritativo de Pedreiras

alt

Trata-se de um grupo de Ação Social das Caritas a funcionar no Salão Paroquial de Pedreiras, gerido por pessoas da freguesia, tendo como Presidente o Sr. Padre Sérgio Fernandes.

O objetivoé a caridade a pessoas carenciadas quer da freguesia quer de fora dela, destacando-se o vestuário (roupeiro), alimentos e outros, sempre que haja necessidade e a possibilidade de apoio do Grupo.

Em Maio organizam o almoço do doente.

No Natal recolhem alimentos e outras ofertas de pessoas, que, em cabaz, distribuiem a familias carenciadas.

O horário de funcionamento no Salão Paroquial é das 15,00 h às 16,00 h no 2.º e último sábado da cada mês.

.

Associação de Apoio Infantil de Pedreiras

A assistência infantil é feita pela Associação de Apoio Infantil de Pedreiras, em funcionamento desde Fevereiro de 2009, foi oficialmente inaugurada em Agosto do mesmo ano. Esta instituição tem, na valência creche, capacidade para 33 crianças, em 3 salas (berçário, sala 1 e sala 2), e duas salas de ATL com capacidade para cerca de 50 crianças, que, com a abertura do Centro Escolar e Pedreiras, só funciona nos períodos de férias do Centro Escolar, conforme protocolo existente.

Em situações de familias carenciadas e justificadas, quando possivel e disponibilidade, a Associação tem vindo a dar apoio às mesmas.

Creche

.

Junta de Freguesia de Pedreiras

alt

Quando contatada por pessoas ou famílias carenciadas e justificáveis, a Junta de Freguesia, tentará resolver a situação dentro das suas possibilidades ou encaminhar o assunto para os serviços sociais da Câmara, para os representantes do grupo sócio-caritativo da freguesia ou para a cantina social a funcionar na Associação de Bem Estar em Cruz da Légua.

 


tvdesign.org & RocketTheme