Rancho Folclórico das Pedreiras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

alt

O Rancho Folclórico de Pedreiras – Alta Estremadura foi fundado a 02 de Setembro de 1978, por um grupo de jovens, estando á frente dos mesmos Joaquim Luis Vieiras Junior, que se dedicou à recolha e divulgação cultural das freguesias do concelho de Porto de Mós. A recolha deste grupo ao longo dos anos, concretiza-se na representação de costumes, danças, músicas e trajos das gentes de Porto de Mós entre os anos de 1850 a 1910, aproximadamente.

As danças e cantares da época representada eram quase sempre executadas em ambiente de trabalho e festa.

Os seus trajos são representativos das mais variadas tarefas agrícolas e quotidianas e das classes sociais existentes na época que representa.

Desde 1983 é membro da Federação do Folclore Português. Pertence ao Inatel, à Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e à Associação Terra Rossa.

alt

O Grupo desloca-se anualmente de norte a sul do país, tendo já atuado também na Madeira, Espanha, França, Itália e Polónia.

E, como não só com danças e cantares se preserva a nossa cultura, em 1984 recriou um casamento à moda antiga. No ano seguinte o grupo foi galardoado com a Medalha de prata de Arte e Cultura pelo Município de Porto de Mós. Em 2001, fez a reconstituição, em tempo real, do ciclo do vinho que registou em vídeo.

alt

O Rancho Folclórico de Pedreiras é um dos emissários que leva longe o nome e a cultura da Freguesia de Pedreiras e do concelho de Porto de Mós.

Por inciativa do rancho, anualmente pr altura da Quaresma, recriam a tradição "Cantar de Almas Santas", visitando os lugares da freguesia.

Atualmente tem a sua Sede na antiga escola primária do Adro, disponibilizada pela Camara Municipal e Junta de Freguesia, com protocolo assinado.

alt

Estrada Real D.ª Maria, 35

Cabeço do Roxo

2480 - 093 Pedreiras

Porto de Mós

244 403 267 / 969 901 841

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


tvdesign.org & RocketTheme